Rails Rumble 2010

Esse final de semana (16 e 17 de outubro) tive a honra de participar do Rails Rumble 2010 junto com @cmilfont @rodrigodealer e @razenha.

Sem sombra de dúvidas foi uma das melhores experiências profissionais em ‘eventos’ que tive. O desafio era desenvolver uma aplicação, qualquer que seja, no prazo de 48 horas usando Rails.

Foram um total de 300 equipes cadastradas, sendo cerca de 30 brasileiras, e nós éramos uma delas: http://railsrumble.com/teams/cangaceiros

Contávamos com a participação inicial do Maurício Linhares, que não pode participar. Corremos então a procura do Azenha por indicação do Milfont. O cara mora em SP, e nós cá no Ceará, o que dificultou um pouco a comunicação, já que era basicamente via Skype e Twitcam.

Enfim, nosso projeto era desenvolver um aplicativo de indexação de livros. O usuário se cadastra e envia seus livros que tem em sua biblioteca pessoal (em formato PDF). A aplicação lê o arquivo e o indexa, pronto para ser buscado tanto pelos dados de cadastro como pelo conteúdo. Uma aplicação simples, mas que exigiu boa quantidade de gems.

Eu particularmente estava muito envolvido com o design, nesse projeto, e até já havia feito uma prévia de uma estante de livros um dia antes de começar o Rumble. Trabalhamos o sábado todo com essa tela, mas o sistema foi tomando forma e eu vi que se tornaria algo completamente diferente do que eu vinha imaginando. 11h do domingo (último dia do desafio) resolvi refazer o layout do zero. Foi uma decisão que titubiei bastante para tomar, mas que precisava ser tomada, e rápido, pois um dos pontos avaliados eram justamente a aparência. Refiz, e às 14h estava um layout completamente diferente no ar.

O desafio acabou às 21h (no Ceará). O resultado foi satisfatório, apesar de ter bastante arestas a serem aparadas (um erro chatinho quando se loga pela primeira vez, e outras coisitas mais). Justificável, se analisado que começamos no projeto somente às 12h do sábado.

Enfim, para mim, a prova da produtividade do Rails, de que trabalho em equipe é fundamental, e que, querendo (e sob pressão) quase tudo é possível.

Segue alguns links memoráveis do evento:

http://akitaonrails.com/2010/10/18/rails-rumble-na-gonow-retrospectiva – Retrospectiva do Akita

http://www.youtube.com/watch?v=kp0T1YCSLfc – Entrevista do Akita com a equipe Cangaceiros

http://razenha.wordpress.com/2010/10/20/rails-rumble-codigo-diversao/ – Retrospectiva do Azenha, que tava com a gente

http://twitpic.com/2ybbw4 – Flagra da transmissão ao vivo de algumas equipes brasileiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: