Novo tempo Geek

Ainda tenho um certo pé atrás sobre utilizar frameworks. Quanto à facilidade de criação do básico e desenvolvimento de ferramentas simples, em geral, são ferramentas de extrema necessidade e indispensáveis, mas quando o “bicho pega”, sempre tem-se um trabalho tremendo.

Dou como exemplo algumas customizações de layout que tenho necessidade de executar em sistemas no trabalho. O que percebo é que “facilidade de mais”, como auto-criação de forms e tudo o mais acaba “engessando” o layout e tornando difícil uma customização do layout.

Não desacredito em frameworks, e até afirmo que tal dificuldade parte talvez pelo fato de não conhecer o framework a fundo, mas fica aí o comentário.

Dos diversos frameworks que tenho estudado e utilizado (CodeIgniter em PHP, Ruby on Rails em Ruby e Django em Python), o que recomendo é o Django, tanto pela sua facilidade de criação de elementos básicos, como sua sintaxe muito mais organizada e seguindo os preceitos “pythonicos”. Beleza no código é fundamental, e nesse quesito a comunidade Python é primoroza.

Por causa dessa necessidade que estou encontrando de falar de coisas mais Geeks, estou cogitando uma migração do Blog, na verdade seria a criação de um mais voltado à tecnologia.~

Não sei ainda se darei continuidade a esse, sendo que mudando o foco (e layout) ou começo outro do zero. Por enquanto, vai por aqui mesmo.

2 Comments

  1. Posted agosto 4, 2009 at 9:37 pm | Permalink | Responder

    Æ!!

    Atualmente participo bastante da comunidade Ruby, mas já trabalhei com Django, e realmente é um framework bem legal ( apesar da minha preferência pelo Rails ), e eu acho que para acabar com o seu problema de engessamento é necessário um conhecimento do framework mesmo.😉

    Há braços

    • Henrique Gogó
      Posted agosto 4, 2009 at 9:56 pm | Permalink | Responder

      Concordo, Willian, um conhecimento mais aprofundado do framework torna o desenvolvimento realmente mais eficaz.

      Engraçado, costumo assinar meus e-mails também com “Há braços”.😀

Deixe uma resposta

