Sincronizando o Nokia 2630 com o Evolution

Há um tempo sou um dependente de minha agenda e calendário, mas sempre tive necessidade da integração, de poder ver meus compromissos não somente no trabalho, mas também em casa ou onde eu fosse.

Comecei usando o Google Calendar. Era ótimo na época: eu adicionava algum compromisso no trabalho e a noite eu via em casa, adicionava outros etc. Mas tinha um probleminha: eu nem sempre tinha um computador a mão.

Comprei então meu Palm Zire m150 (o primeiro handled da Palm da linha dos “baratos”) pela barganha de R$50, de um amigo. Minha principal motivação seria ter minha agenda onde quer que eu fosse. Consegui (depois de algum custo de tempo) sincronizar perfeitamente todos os dados do meu computadorzinho de mão com o Ubuntu da minha casa. Era lindo ver no fim do dia todos os dados que eu havia inserido no Palm aparecerem na tela, à minha frente, só clicando no campo da data, do lado do reloginho.

Estava perfeito, não fosse o detalhe chato de ter que carregar 2 aparelhos comigo para onde quer que eu fosse: um celular (claro) e agora um handled.

Como nunca tive muito dinheiro para comprar um SmartPhone, e também acho um pouco sem necessidade para a minha realidade, resolvi dar os meus pulos. Assim que meu Nokia 3220 faleceu (sim, simplesmente ele desligou do nada e nunca mais voltou), decidi comprar um celular acessível em relação a preço, mas principalmente compatível com minhas necessidades tecnológicas. Resumindo, deveria necessariamente ter Bluetooth, para que eu pudesse sincronizar com o computador.

Narro agora (depois de contextualizado) como consegui sincronizar meu Nokia 2630 com o calendário do Evolution.

………………………………………………………………………………

Primeiramente é preciso deixar claro: não se tratará bem de uma sincronização, já que, pelo visto, o 2630 não permitiu que eu “escrevesse” dados nele a partir do computador. Ele retorna uma mensagem de erro. O que consegui na verdade foi passar os dados do calendário do celular para o Evolution. Isso, para mim, supriu as necessidades, já que, com certeza, a maioria (e agora a totalidade) dos meus compromissos realmente são adicionadas na rua.

Vamos então aos passos.

  • Comprei primeiramente um Bluetooth USB Dongle para tornar meu PC comunicável com meu celular. Chegou em uma semana.
  • Instalei os pacotes que dão acesso ao Bluetooth no meu Ubuntu Linux.
    sudo apt-get install bluez-gnome
    A partir daqui eu já conseguia transferir arquivos do computador para o celular, e vice-e-versa. Já fiquei feliz.
  • O programa que fará a sincronização entre o celular e o evolution será o Multisync e o Opensync. Instalemo-nos então.
    sudo apt-get install libopensync0 opensyncutils msynctool mulstisync-qad
  • Instale agora os dois plugins que farão a comunicação entre o celular e o evolution (gnokii-plugin e o evo2sync, respectivamente). Pode ser que o gnokii-plugin não esteja no seu repositório oficial (como aqui em casa), então procure na internet, baixe e instale manualmente (vamos, é só clicar duas vezes e pedir para instalar).
    sudo apt-get install opensync-plugin-gnokii opensync-plugin-evolution
  • Agora você já está quase lá, vamos abrir o programa para configurá-lo.
    Aplicações > Acessórios > Multisync-quad
  • Clique em “adicionar” e insira um nome para a conexão (use a criatividade). Clique então em “editar”.
  • Adicione um “membro” (Add member) e escolha “Evolution 2.x”. Aplique, e adicione outro “membro”, agora o “Nokia (gnokii) Mobile device”.
  • Antes de configurá-lo corretamente, teremos que descobrir qual é o endereço do seu dispositivo. É um número que o computador irá reconhecer o celular. Para isso, coloque o Bluetooth Dongle numa entrada USB, veja o GNOME reconhecê-lo automaticamente. Ligue o Bluetooth do seu celular e, no terminal, digite o seguinte comando:
    hcitool scan
    Vai aparecer uns números e letras em pares, seguidos de dois pontos. Ao lado, o nome que você setou em seu celular. Copie esse código (sem o nome). O meu celular, por exemplo, foi o seguinte: 00:21:FC:B0:5D:C5
  • Vamos agora configurar. Volte para a janela do Multisync-qad. Clique em “gnokii-sync”. Aparecerá um conteúdo com a configuração. Antes de tudo, saiba de uma coisa (que nem eu sei o porquê): o Nokia 2630 na verdade não é reconhecido como esse modelo, mas como o 6510 (eu suponho que seja porque o fabricante utiliza a mesma “máquina” interna, mudando só a carcaça, sei lá… não fui atrás de motivos). Deixe a configuração então como abaixo:
    <config>
    <connection>bluetooth</connection>
    <port>ENDEREÇO DO SEU
    CELULAR</port>
    <model>6510</model>
    </config>

    Alterando a frase “ENDEREÇO DO SEU CELULAR” por aquele número encontrado com o procedimento que acabei de citar anteriormente.
  • Feche essa janela de configuração e clique em “atualizar”. Pronto! Aparecerá uma mensagem em seu celular e você verá os dados sendo sincronizados. Quando aparecer uma janela dizendo que há confitos de dados (se aparecer), marque sempre o “gnokii-sync” e dê OK. Significa que os dados do celular sempre prevalecerão ao do PC.
  • Por causa do fato que eu havia dito de que o celular não permite que o computador envie dados a ele (não sei porque), sempre ocorrerá uma mensagem de erro dizendo que um dos membros não permitiu escrita. Ignore. Saiba que o mais importante aconteceu: os dados do calendário do seu celular e a sua lista telefônica já estão sincronizados com o evolution. Contudo, esse sincronismo não abrange as “notas” e a “lista de atividades”.

Espero que essas informações tenham valido a pena para você. Para mim, foi o suficiente para aposentar meu Palm Zire. Anoto tudo no bom calendário de meu Nokia 2630 e todos os dias em casa, sincronizo com o computador.

Posso até ser assaltado e não corro o risco de perder meus contatos ou compromissos! hehe

3 Comments

  1. Posted novembro 15, 2008 at 6:51 pm | Permalink | Responder

    Então, o bluez-gnome já vem instalado no 8.10. Bom, pelo menos no meu update aqui.

    Ah sim, obrigado pelas suas dicas.

  2. Fernando Carlos de Sousa
    Posted novembro 16, 2008 at 3:35 pm | Permalink | Responder

    Usei seu tutorial para sincronizar meu Nokia 2660 com o Evolution e Funcionou!!!

    Entretanto, alguns pacotes estão com nomes diferentes do que você colocou ao menos nos repositórios do Ubuntu Intrepid.

    msynctool – está como multisync-tools

    mulstisync-qad – está como multisync0.90

    Tanto o pacote multisync quanto o multisync0.90 instalam gerenciadores gráficos em Aplicativos-Acessórios. Eu usei o Multisync-gui que é a entrada criada pelo multisync0.90 que me parece ser o que você usou e é bem mais simples.

    No meu Nokia 2660 também tive que mudar o modelo para 6510 caso contrário não conecta.

  3. Posted novembro 16, 2008 at 8:08 pm | Permalink | Responder

    Também tenho problemas com a sincronização do 2630 com o Evolution. Minha solução tem sido fazer backup de todos os dados do celular com o Gnokii. Dizem que o OpenSync está sendo reescrito; vamos ver no que dá.

2 Trackbacks

  1. By Sincronizando o Nokia 2630 com o Evolution on novembro 16, 2008 at 2:03 pm

    […] por Henrique Gogó (henriquegogoΘhotmail·com) – referência […]

  2. […] por Henrique Gogó (henriquegogoΘgmail·com): “Num artigo anterior eu já havia descrito os passos de como sincronizar o Nokia 2630 com o Evolution. Como eu estava […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: