Palmbook

Está muito na moda nos últimos meses o surgimento de subnotebooks ou o aprimoramento de smartphones, mas ainda não vi nada convicentemente útil para todas as ocasiões e a um preço acessível.

É com pesar também que constato que a idéia de Palmtop vem dando lugar à de Smartphone, o que não acho benéfico. Não acho tão interessante as duas coisas unidas. Já necessitei consultar muitas vezes dados de meu Palm enquanto falava ao telefone. Talvez eu tenha uma visão um pouco antiguada no que se diz à telefonia móvel, mas eu acho que a verdadeira função de um celular ainda deva ser realizar chamadas.

E agora digo a minha idéia. Imagine um Palm de tecnologia aberta, com o máximo de compatibilidade com dispositivos. Muito abrangente? Certo. Imagine um computador de bolso com tela sensível ao toque com entradas USB onde nelas eu possa acoplar um teclado USB comum ou um mouse ou mesmo… um monitor. ISSO MESMO! Um monitor externo.

Você carrega seu palm, faz anotações, acessa dados, chega em casa, pluga em seu monitor LCD, ele reconhece as configurações e configura o formato de tela adequado. Você tem um Palm + Notebook nas mãos.

Tecnologia aberta. Baratearia custos de desenvolvimento e distribuição se o sistema operante fosse Linux com foco em WEB. Na verdade, imagine que o sistema seria simplesmente um Browser web (simplificando a definição ao máximo). A partir daí, tudo o que envolver sistemas GUI ou até aplicativos, seriam desenvolvidos para web (para quê muita memória de armazenagem? armazenamento é caro).

Sei que posso não estar falando grande novidade. Ora, existem os UMPCs (PCs ultra móveis) ou os MIDs (Dispositivo móvel de internet) além dos citados subnotebooks (que nada são além de futilidades da moda), mas pense no conceito. Um Palm com a possibilidade de transformar-se em Desktop.

Pensei mais, pensei num acessório que seria aparentemente um notebook, com a diferença de se resumir a apenas um monitor fino e um teclado integrados. Liga-se o Palm a ele pronto, temos o sistema e os softwares adequados.

É osso eu ter só idéias e não ter o dinheiro e a tecnologia adequada para desenvolver.

3 Comments

  1. ivan
    Posted setembro 11, 2008 at 6:06 pm | Permalink | Responder

    concordo em genero e numero. alias, mando esta msg do meu palm😉

  2. andrey
    Posted janeiro 11, 2009 at 9:25 pm | Permalink | Responder

    Tive uma idéia bastante similar, estou tentando montar uma equipe pra ver se consigo desenvolver esse produto que na minha opinião será uma tendência.

  3. Posted janeiro 28, 2009 at 2:27 pm | Permalink | Responder

    “É osso eu ter só idéias e não ter o dinheiro e a tecnologia adequada para desenvolver.” [2] Tenho esse mesmo problema!!!

Deixe uma resposta

