Bateria de pé

Homem banda

Toco violão e, como muitos tocadores, tenho necessidade de um acompanhamento rítmico.

Para muitos, a solução é usar uma bateria eletrônica, ou um ritmo de teclado, ou até mesmo um playback, mas eu queria algo que eu pudesse realmente tocar com os pés enquanto toco violão.

Andei pesquisando na internet e achei alguns projetos parecidos com meu pensamento. Achei o Stompbox da Ellis Guitars uma boa iniciativa, mas só tem um timbre e achei meio fraco, sem impacto. Outra idéia muito boa e me pareceu bem versátil foi a Farmer Foot Drums, que tem uma ótima gama de timbres e é completamente acústica. Achei, porém “um trambolho” e nada barato.

Minha idéia seria meio que unir uma coisa com a outra.

No meu projeto, a bateria de pé teria basicamente dois timbres: bumbo e caixa. Soaria com algo parecido com um cajon, mas que pudesse ser tocado com os pés.

Andei testando no chão mesmo, enquanto tocava violão, e percebi que a melhor forma de fazer seria tocando o bumbo no calcanhar e a caixa com uma pisada com a parte de frente dos pés. Uma mini-bateria para cada pé, creio eu, seria o ideal.

Para que ela possa ser portátil, seria microfonada. Na verdade, o segredo está aí: o som do bumbo seria algo como uma “batida no microfone”, mas de um forma que gere um som grave. O da caixa seria um “tapa” numa madeira com uma esteira embaixo, para fazer o som de “crack”.

Quando tiver algo pronto, eu posto aqui.

3 Comments

  1. Gustavo Felix
    Posted setembro 6, 2012 at 3:18 pm | Permalink | Responder

    ótima ideia, pois, ´algo realemnte iteressante e que certamente será complementativo na hora de tocar até mesmo junto a amigos. Entretanto, deve ser bem trabalhoso e mesmo incomum; pois, há bastante tempo também venho fazendo buscas referente a essa possibilidade, mas até agora quase nada. Para ser sincero é a primeira vez que vejo algo ser postado referente a mesma ideia. Fico no aguardo!

  2. marivaldo
    Posted março 24, 2014 at 8:20 am | Permalink | Responder

    Tenho a idéia de usar pads de bateria eletronica, só o bumbo e caixa ligados num pc com samples reais de bateria. o som fica realistico por demais. procure tambem por poucas vogais no youtube.

  3. Tales André Ceruqueira
    Posted abril 30, 2015 at 8:24 pm | Permalink | Responder

    isso é uma tecnica de tortura? grato