Sonhar

Essa foi uma redação que fiz para o teste de seleção de meu trabalho. Tentei persuadir a empresa a me contratar através dele, mas depois descobri que o conteúdo não interessava muito, apenas a grafia.

Todos temos sonhos. Uns sonham com um futuro melhor, outros sonham com realizações pessoais, outros, porém, gostam de ver os sonhos dos outros realizados.

A vida se constitui de um misto de sentimentos e de acontecimentos que, a medida que vão ocorrendo, vão formando o caráter, a personalidade do indivíduo.

O que seria da vida sem os sonhos? Poderia viver em paz uma pessoa sem perspectivas? Sem anseios? Talvez seja correto afirmar que o ser humano difere-se dos animais exatamente por sua intensa capacidade de sonhar, mas acredito que vá muito além disso, o ser humano tem um dom maior: a capacidade de ir atrás da concretização de seus sonhos.

Acordar pela manhã, preparar-se para sair, tomar um bom café-da-manhã, sair de casa e enfrentar uma intensa jornada de trabalho pode ser cansativo para alguns, ou mesmo desestimulante. Talvez isso ocorra pois a pessoa não se encontrou no que faz, ou não se sente realizado em sua função. O trabalho, porém, dignifica o homem e, sem ele, o homem perde a sua capacidade de sonhar, de projetar-se no futuro.

A realização pessoal e profissional ou, como dizem, o “sucesso” são ideais de quase todos aqueles que podemos chamar de “sonhadores”. São aquelas pessoas que, ao ouvirem o despertador dão um sorriso e já começam a elencar que sonhos pretendem realizar naquele dia. Pessoas assim “sacaram” o lance da vida. Entenderam que viver se constitui de escolhas, de decisões, de passos.

Mas há um grupo de pessoas que tem um privilégio: o de ver os sonhos dos outros realizados e se empenhar no desenvolvimento pessoal destes. Pessoas assim já sofreram, já correram atrás de muita coisa na vida, já construiram muito e não conseguem ficar parados sem antes ver que todos ao seu redor também alcançaram uma realização. Pessoas assim constroem ONGs, instituições, grupos empresariais.

Aproveitar a vida de uma maneira que a vida dos outros possa ser melhor é um dom, uma dádiva que não pode ser desperdiçada.

Empregar uma pessoa numa grande empresa pode parecer tarefa simples, corriqueira, mas talvez só quem está sendo empregado é que percebe o quanto isso interfere em sua vida. Novos horizontes são abertos, novos sonhos são gerados. E os sonhos… bem, o que seria da vida sem os sonhos?

Henrique Gogó

6 Comments

  1. Posted julho 1, 2008 at 10:52 pm | Permalink | Responder

    Meninoooooooooooo não divulga que o texto era o de menos. Ahahahahahah.

    Afffffffffffff, bocãooooooooooooooooooo!

  2. Posted dezembro 24, 2008 at 10:00 am | Permalink | Responder

    Grande Henrique… escolhi esse post para agradecer e retribuir o comentario ao meu blog pois esse texto demonstra serem suas também as caracteristicas que vc atribuiu a mim em seus comentarios! Obrigado pelos elogios! Vejo em vc essas mesmas caracteristicas… um cara que sente q parar e refletir, nem q seja por alguns minutos, é uma necessidade nao um luxo, ou algo inútil! Te admiro cara! Abração!

  3. Lucas
    Posted agosto 16, 2010 at 5:15 pm | Permalink | Responder

    Henrrique belo texto. Me ajudou muito.

  4. Dear21
    Posted agosto 15, 2011 at 2:48 am | Permalink | Responder

    valeeu a aí velho, fez minha redação *-*

  5. Viviane
    Posted setembro 27, 2011 at 2:32 pm | Permalink | Responder

    ótimo texto.. me ajudou a ter uma base pra fazer o meu.
    Parabéns…

  6. junior
    Posted junho 20, 2012 at 11:01 pm | Permalink | Responder

    vlw, me ajudou mto a construir o meu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: