Responder a todos

Tudo começou inocentemente com um envio de email reencaminhado com imagens engraçadas ou power point, não me lembro bem.

Tudo bem, estamos cansados de receber emails como esse. Eu, por exemplo, tenho uma pasta que vou jogando todo esse lixo da minha caixa de entrada. ODEIO ler mensagens reencaminhadas.

Mesmo tendo todo esse “sentimento” relacionado a mensagens reencaminhadas por email, não consigo resistir quando uma pessoa próxima envia e diz: “Esse eu li mesmo e achei muito engraçado. Vale a pena!” Pode parecer “marketing furado” mas o que acontece é que ‘funciona mesmo’.

Clico, abro, vejo, fecho, percebo que foi mais uma baboseira reencaminhada. Não custa nada responder, afinal, é um amigo bem próximo. Ao invés de responder somente para ele, quis compartilhar com todos os que ele enviou minha indignação por estar recebendo tal email reencaminhado, ou apenas relatando minha “experiência” com a leitura inútil.

No mesmo dia, poucos minutos depois, outra pessoa responde a todos também, confirmando ou fazendo observações sobre o que achou do email. Em algumas horas todos os destinatários se tornaram remetentes e cria-se um ciclo vicioso de emails “respondidos a todos”.

Depois dessa experiência, todos os emails que enviamos contando sobre fatos engraçados ou corriqueiros da vida são “respondidos a todos”. As vezes começa-se o assunto com uma simples frase, e rende extensas conversas com até 120 emails respondidos. É quase um bate-papo em tempo não-real. Viraria febre nacional? Entre meu ciclo de amigos já é!

Deixe uma resposta

