O macaco e o leão

Este post foi uma redação que fiz no segundo ano do ensino médio, em 2001. Fuçando meus arquivos, acabei achando, então resolvi compartilhar. Se não me falhe a memória, tirei nota 8.

Era uma vez, há muito tempo atrás, um macaco e um leão. Os dois moravam na floresta e encontraram-se numa dessas tardes de domingo, quando o Sol deixa tonto quem não está na sombra e aquece os lagos, deixando-os quase em estado de ebulição.

O Macaco estava insatisfeito de ter sempre que pular de galho em galho para buscar abrigo, quando, então, viu o leão deitado à penumbra, encheu-se de inveja e foi discutir com ele, dizendo não ser justo, pois só por ser mais fraco, tinha que ficar fazendo malabarismos a vida toda.

O leão, com aquele olhar sombrio e assustador, não disse uma palavra. Apenas ficou olhando o macaco e o encarou, tentando espantar quem atrapalhava o seu sono sagrado.

Macaco faz macaquices, leão dorme. E assim o espertinho ficou a pular, rodopiar, fazer caretas, e até fingiu ser valentão, imitando assim a pose de um tigre feroz, mas o leão não movia um músculo.

Tentou empurrar a fera para o lado, para ver se pegava um lugar à sombra, mas ele era fraco e o leão era enorme e pesado.

O macaco estava consumido com tal sentimento. Agora a questão não era apenas conseguir uma sombra, mas conseguir “aquela sombra”, a qual era completamente dominada pelo imenso tamanho do leão, que então o olhava compenetrado.

A fera levantou-se, deu um imenso bocejo e, tranqüilamente, voltou-se para o macaco, dando-lhe um bote que fez o pobrezinho desaparecer em suas mandíbulas agora ensopadas de sangue.

Henrique Gogó

One Comment

  1. Posted abril 19, 2008 at 2:35 pm | Permalink | Responder

    Gostei dos contos e da nota que faz antes de começar a escrevê-los. É sempre bom saber em que momento veio a inspiração!!!

    Parabéns.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: