Celular, palm, ou messenger?

Recentemente adquiri um Palm (Zire m150). Gosto de estar “por dentro” das tecnologias, embora o handheld que eu comprei não seja dos mais novos, pude experimentar o que é ter um sempre a mão.
Minha mente não consegue parar quieta e andei pensando, e juntando com algumas idéias que já tinha: um “celular” de graça.
Uma das coisas mais chatas que eu acho é pagar contas, principalmente de telefone. Acredito que a tecnologia pode favorecer com que em tempos futuros, mas breves, não necessitemos mais de operadoras de celular.
Como? Se pensarmos nesse novo aparelho como um “intercomunicador” e não como um telefone. Várias idéias me surgiram, mas dei credibilidade apenas a duas:

A primeira é de ter um handheld que apenas acesse a internet. Praticamente não havendo sistema operacional, senão um browser de internet. Lembram de um post antigo sobre um “sistema operacional web”? Pois bem, aí é que entra o sistema. Seria a aplicação perfeita para tal sistema.
Então, se temos a internet na palma da mão, pra que telefone? Ora, podemos utilizar comunicadores como o MSN (com o microfone) ou o Skype. Serviços gratúitos que facilmente subistituiriam o celular. Mas como há mais interesse das operadoras em manter seus clientes, sofremos com isso!
Mas a internet não pega em qualquer lugar, né? Convenhamos!… O que acontece é que eu acredito (acredito mesmo) que não seja difícil de isso vir acontecer.
Recentemente li uma matéria de um projeto que se tenta “wirelessziar” Paris. Ou seja: onde você estiver, você poderá acessar a internet através de um dispositivo móvel. Nosso “intercomunicador” entraria justamente aí.
Apesar de todos os meus sonhos, sou realista o suficiente para saber que será MUITO difícil de uma coisa como essa vir acontecer aqui no Brasil.

Minha segunda idéia seria mais simples (ou não), mas não substituiria propriamente o celular. ou talvez sim.
A ideía seria ter um dispositivo capaz de enviar mensagens de um aparelho a outro. Simplesmente isso.
Os donos dos aparelhos se comunicariam entre si através de protocolos de comunicação Wireless (como bluetooth).
A grande questão é: como me comunicar com uma pessoa do outro lado da cidade? Para isso eu pensei: se, além de enviar e receber mensagens, os aparelhos fossem capazes de redirecionar mensagens?
Todos os aparelhos fariam uma grande rede de aparelhos que, nos grandes centros urbanos, trabalhariam juntos, redirecionando a mensagem de um aparelho a outro, até chegar ao destinatário. Essa grande rede talvez seja a coisa mais complexa a se pensar em termos práticos.
Só de pensar em estar livre de operadoras, e poder “bater papo” livremente, me entusiasma. Como a idéia é recente, não tive como ainda pensar em resolver os problemas simples e lógicos, mas acredito que valha a pena pensarmos sobre a possibilidade.
Para construir tal dispositivo, pretendo partir de celulares antigos e um pouco de eletrônica!

2 Comments

  1. ma
    Posted agosto 11, 2008 at 12:12 pm | Permalink | Responder

    vc conseguiu instalar algum programa que funcione o skype no seu palm

  2. Henrique Gogó
    Posted agosto 13, 2008 at 8:00 pm | Permalink | Responder

    Infelizmente meu Palm não tem acesso à internet, então eu nem fui atrás de procurar algum programa que acesse a rede skype.

Deixe uma resposta

