Idéia para teclado para celulares


Já faz um tempo que tinha feito tentativas de inventar uma espécie de novo alfabeto, que pudesse ser utilizado para taquigrafia (escrita rápida). Fiz várias versões desse alfabeto e uma coisa comum que sempre notava que eu fazia era “juntar” consoantes parecidas num mesmo símbolo. Tentativa vai, tentativa vem, não cheguei a conclusão nenhuma sobre esse tal alfabeto, mas achei uma utilidade prática a ele.
Dia desses estava escrevendo uma mensagem no meu celular. Costumo escrever no modo “inteligente”, onde o aparelho vai ‘supondo’ o que eu quero escrever. Acho bastante eficiente, mas notei que certos erros (da máquina) poderiam ser evitados.
A ordem das letras no teclado do celular segue a ordem do alfabeto, o que eu acho um erro. Desta forma algumas consoantes e vogais são colocadas na mesma tecla, e algumas letras muito utilizadas ficam as vezes ‘desconfortáveis’ de se digitar muitas vezes.
Enfim, me veio a idéia de utilizar o tal alfabeto que eu havia criado dentro do teclado numérico do celular. Por que? Porque, adaptando-o, poderia-se fazer com que as teclas e o modo “inteligente” do celular trabalhassem melhor.
Ainda preciso reformular a ordem das letras e em quais teclas ficarão que letras. Uma coisa eu estou quase certo: vogais e consoantes não ficarão na mesma tecla.
Pretendo fazer uma pesquisa básica para saber que letras são mais utilizadas no nosso alfabeto e disponibilizá-las adequadamente.
Na prática, pretendo fazer um programinha onde eu possa utilizar meu teclado númerico do computador para digitar textos e ver como ele se sai. Futuramente, um javazinho cairá muito bem para os aparelhos de celular… então, é só correr para o abraço!

2 Comments

  1. argh, lemòn
    Posted maio 17, 2007 at 4:21 am | Permalink | Responder

    usar só o numérico do teclado pra digitar textos deixaria uma TELA AZUL DA MORTE no meu cérebro !!

  2. henriquegogo
    Posted abril 16, 2008 at 7:22 pm | Permalink | Responder

    Fiz uma breve pesquisa das letras mais utilizadas. Contidas nos primeiros versículos de Gêneses 11.

    Total de caracteres: 1156

    a – 112 + 6 áã
    b – 7
    c – 23 + 5 ç
    d – 50
    e – 119 + 2 é
    f – 12
    g – 12
    h – 10
    i – 38 + 4 í
    j – 6
    l – 26
    m – 50
    n – 42
    o – 88 + 4 ó
    p – 21
    q – 7
    r – 63
    s – 93
    t – 35
    u – 39
    v – 9
    x – 1
    z – 2

    E eis as letras em ordem de mais escritas:
    E A S O R D M N I U T C L P F G H V B Q J Z X

Deixe uma resposta

