Guitarra / Violão de Aço


Quando eu tiver dinheiro e vontade interior, eu ainda vou mandar fazer esse projeto.
Se trata de uma guitarra elétrica que também pode se transformar num violão de aço apenas com uma mudança de chave.
O corpo seria algo semelhante àquelas guitarras semiacústicas, mas tentaria desenvolver um design mais puxado para o violão, sem perder a sofisticação da guitarra.
A abertura da caixa acústica seria no formato de captadores de guitarra, para confundir ainda mais se aquilo viria a ser uma guitarra ou violão.
Sobre a captação, aí é que entra a graça: teria duas captações comuns de guitarra (ainda por se definir o modelo…) com chaveamento de escolha de captação (ponte / braço). Essas captações seriam colocadas entre as aberturas da caixa acústica. Além dessas captações de guitarra, teria uma terceira captação, que estaria na ponte. Uma captação de violão acústico. Junto a ela, uma chave que direcionava a captação para a ponte ou para os captadores de guitarra.
A idéia é ter em apenas um instrumento a possibilidade de dois sons distintos, que seria o de um violão de aço elétrico ou uma guitarra elétrica. Uma ótima opção para palcos, que poderia ser utilizado em músicas com início “pop” com um refrão mais “pesado”, ou até para utilizar uma captação conjugada, fazendo o papel de dois instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo.
Ainda penso se seria necessário duas saídas (uma para a ‘guitarra’ e outra para o ‘violão’), ou se teria apenas uma (isso porque, numa captação conjugada, colocar o violão para sair com o mesmo efeito de guitarra não trariam um resultado desejado).
Enfim, também penso em acoplar efeitos dentro da guitarra, já que vi ‘esquemas’ eletrônicos de pedais de efeitos bastante simples que poderiam ser inseridos no “hardware” da guitarra tranquilamente, mas é apenas mais uma possibilidade, a se pensar.

One Comment

  1. Marcondes Cunha
    Posted outubro 26, 2008 at 9:51 am | Permalink | Responder

    Essa guitarra já existe…
    Veja a Music Man do John Petrucci (dream theater), Captadores DiMarzio na guitarra e na ponte, captadores de violao Piezo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: