Múdulo para teclado com instrumentos VSTi e SF2


Recentemente comprei um controlador MIDI para utilizar com meu computador para gravações simples que me pedem, ou simplesmente para me exercitar no piano. Acontece que vez por outra me chamam para tocar em outros lugares, e, apesar de ter um “teclado”, não posso levar para esses lugares, já que ele não tem som algum (é apenas um controlador).
Como utilizo intrumentos virtuais (principalmente VSTi e SF2), fiquei pensando numa possibilidade de levar esses intrumentos para onde eu for, junto com meu controlador. Dei uma pesquisada na internet e achei um tal de “Receptor”. Pronto! Era tudo o que eu precisava. Poderia colocar meus VSTi sem problema, e levar junto com o controlador. Mas, lendo um pouco mais sobre o produto, me espantei: O PREÇO ERA CARÍSSIMO! Coisa de $6.000!!!
Como não consigo me contentar com o fracasso (hehehe) passei a imaginar um módulo virtual criado a partir de uma máquina simples, rodando um sistema básico, simplesmente para rodar o VSTHost. Claro que pensei primeiro no Linux, por ser mais maleável… mas me deparei com o impecílio: VST só roda em Windows ou OSX (para rodar em Linux é uma onda!).
A idéia era pegar um computador antigo, retirar tudo o que não interessa (inclusive a placa de vídeo). Deixar só processador, memória, placa de som e um CD player (pra rodar o software), ou um HD pequeno (para rodar o software) e fazer dele um módulo midi.
Resumindo: construir um módulo a partir de uma máquina velha, com uma placa de som simples e um processador razoável, de forma compacta, para que eu leve a todos os lugares, junto com meu controlador.

11 Comments

  1. Henrique Gogó
    Posted maio 10, 2007 at 5:29 pm | Permalink | Responder

    Hoje de madrugada consegui configurar e tocar meu teclado no Linux, mas ainda não consegui VSTi, apenas SoundFonts, o que já é um ótimo início! A próxima meta é separar apenas os componentes necessários e criar uma mini-distro linux, apenas com o módulo.

    • ney
      Posted abril 21, 2010 at 1:20 am | Permalink | Responder

      Eu tenho um piano digital cp 33 yamaha com um note itautec librix, o S.O não detecta o cp 33. Como eu faço para que ele detecte, não há drive para linux.

      • Henrique Gogó
        Posted abril 21, 2010 at 1:22 am | Permalink

        Ney,

        Você precisará de um cabo MIDI-USB.

  2. Henrique Gogó
    Posted outubro 16, 2007 at 1:55 am | Permalink | Responder

    Mais um passo: consegui configurar para abrir um soundfont apenas em modo texto. Falta agora só fazer a distro com os componentes necessários. Acredito que farei a partir da Debian, por causa dos pacotes .deb

  3. Henrique Gogó
    Posted julho 9, 2008 at 2:55 am | Permalink | Responder

    Como já descrito em outro post, em que consegui compilar o DSS-VST, já preparei o meu linux de forma adequada ao projeto inicial. Falta-me apenas uma máquina dedicada que eu possa levar para os lugares e usar de módulo.

  4. Mayara
    Posted janeiro 3, 2009 at 1:26 pm | Permalink | Responder

    Oi, gostaria de saber como vc conseguiu criar seu próprio módulo. Gostaria de saber o preço que ficou tudo isso (sem contar a máquina velha).
    Obrigado

  5. Marco Antonio Smanioto
    Posted maio 8, 2009 at 3:28 pm | Permalink | Responder

    Olá… Gostei da idéia, como anda o projeto ?

    • Henrique Gogó
      Posted maio 14, 2009 at 8:38 pm | Permalink | Responder

      Já consegui todas as etapas de configuração e de rodar VST no Linux. Só me falta uma máquina portátil para levar para o palco. Um notebook cairia bem, mas não consegui ainda remanufaturar um. Resumindo: projeto viável, mas ainda não executado.

  6. Jo
    Posted setembro 30, 2010 at 4:16 pm | Permalink | Responder

    Amigo, já conseguiu desenvolver a distro linux? Está rodando vsti e soundfonts neste ambiente? Me interessa muito o seu projeto, gostaria de conseguir usar vsti e soundfonts/samples no linux pra tocar ao vivo. Estarei acompanhando para saber de novidades e se puder disponibilizar a distro depois de pronta ficarei muito agradecido! Abraço!

    • Henrique Gogó
      Posted setembro 30, 2010 at 4:38 pm | Permalink | Responder

      Jo,

      Desisti da distro. Mas criei um shell script para rodar em modo de comando soundfonts. VSTi, precisa ser rodado em modo gráfico mesmo.

      • Jo
        Posted dezembro 19, 2010 at 12:55 pm | Permalink

        Você conhece as distros linux para áudio? Existem várias, Ubuntu Studio, JAD, Musix… Algumas delas até vem com os vst’s configurados já, mas não consegui executar…

Deixe uma resposta

